PARA INICIANTES

 

Sendo a primeira vez a tomar o Santo Daime, a pessoa deve passar por uma entrevista onde vai conhecer mais intimamente os preceitos, as normas, as regras, e o objetivo da doutrina do Santo Daime. Será falado como a pessoa deve se portar no trabalho, o que pode lhe acontecer após ingerir o Santo Daime, e outras informações cruciais ao individuo que irá conhecer nossa Doutrina.

 Informações Importantes:

  • O participante não deve usar camiseta, ou blusa de cor vermelha ou preta. De preferência pode-se usar o branco, ou qualquer outra cor suave.
  • Os homens não podem participar do trabalho usando bermuda ou shorts, sendo obrigatório o uso de calça.
  • Para as mulheres não é permitido o uso de camisas sem manga e/ou com decote, e devem sempre usar saia nos trabalhos (hinários).
  • Não deve se atrasar. O trabalho tem seu horário de começar que deve ser respeitado.
  • É expressamente proibido, segundo as leis do CONAD, consagrar o Daime SOB a influência de qualquer droga alteradora do estado normal de consciência, como por exemplo: maconha, álcool, cocaína, crack, etc...

 Ficha de Anamnese

É uma ficha que deve ser preenchida pelo visitante que vem pela primeira vez ao Santo Daime. Além de incluir dados básicos sobre a pessoa e assinar um termo atestando estar ciente de que irá consagrar um chá Sagrado alterador da consciência, tem uma série de perguntas quando ao estado mental, problemas com drogas, se toma algum medicamento, e de que tipo.

 Medicamentos que não devem ser misturados com o Daime

Esta é outra preocupação básica na recepção aos iniciantes. Os únicos medicamentos que atualmente podem trazer algum problema para quem vai tomar o Daime são as substâncias chamadas serotoninérgicas - que aumentam a serotonina (neutrotransmissor) no cérebro. Elas podem provocar uma potencialização do efeito do Daime, causando uma crise hiper-serotoninérgica. As substâncias que mais têm esse efeito são os antidepressivos que contém fluoxetina - seus nomes comerciais mais conhecidos são:

  • Prozac
  • Daforin
  • Eufor
  • Verotina

Além desses, existem outros antidepressivos não tão específicos em relação à serotonina quanto o Prozac, mas que também seria importante para a pessoa passar por algum tipo de avaliação antes de tomar o Daime - para podermos conversar sobre isso com o médico que a estiver acompanhando. É o caso de antidepressivos mais modernos - como a sertralina e a paroxetina. Eles não desencadeiam nenhum problema, mas o ideal seria a pessoa parar de usar tal medicação no mínimo uma semana (7 dias) antes de participar do trabalho - ou procurar uma orientação médica, na igreja ou em outro lugar, para saber qual o melhor encaminhamento. Ela pode, inclusive, voltar a tomar a medicação no dia seguinte ao trabalho: o importante é evitar tomar junto com o Daime. Já vimos casos em que a pessoa tomou um desses remédios e não aconteceu nada - mas é uma informação médica que sai em todos os artigos publicados sobre o tema e um cuidado a ser tomado, principalmente com o Prozac.

 

Fonte: http://www.uniaoestrelaguia.com.br/?link=iniciantes&idioma=port